
09 abr Tecnologia no Campo
A evolução da sociedade tem nos mostrado uma migração populacional do campo para as cidades ao longo dos últimos dois séculos. Esse aumento da população urbana é reflexo da mudanças nos costumes; procura por estudo, empregos, melhor qualidade de vida, entre outras questões. Mas há ainda uma população rural muito grande no Brasil. São os agricultores, produtores rurais, trabalhadores rurais, etc.
Com a evolução da tecnologia, infraestrutura, meios de transporte… ficou mais fácil conduzir uma vida rural/urbana. Pessoas que moram no campo mas usufruem da estrutura da cidade e pessoas que moram na cidade mas trabalham exclusivamente em alguma atividade rural. Essa nova estrutura social e os avanços tecnológicos têm contribuído muito com a chegada da tecnologia ao campo. O uso de ferramentas digitais e equipamentos modernos têm aumentado a produtividade, eficiência e qualidade de vida daquelas que lidam com sol e chuva diariamente.
Os impactos dessa evolução tecnológica no campo tem trazido uma modernização cada vez mais acelerada ao campo através de drones, sensores, aplicativos, GPS, etc. Com isso o produtor consegue monitorar sua produção, mapear sua área, programar ações de manejo, detectar pragas e doenças, entre outros processos. Na citricultura também já possível notar a tecnologia presente nos pomares; aplicação de defensivos via drone, mapeamento da área via GPS, controle e balanço do avanço de doenças via programas de estatística… esses são alguns exemplos entre tantos outros.
Além de automatizar processos, otimizar operações e mitigar riscos, a tecnologia tem contribuído para a preservação da natureza e uso consciente de tudo que ela pode nos oferecer. E você produtor, tem alguma tecnologia implementada em seu pomar? Fale pra gente!