Irrigação na Citricultura

A água é fundamental para a vida na terra, e na agricultura tem um papel importantíssimo. Além de ser um elemento essencial para a planta, seu ciclo na atmosfera também interfere e influencia o desenvolvimento das espécies plantadas e cultivadas comercialmente.

Na citricultura, tem sido cada vez mais comum a utilização de irrigação para o pleno desenvolvimento dos pomares. Por ser uma cultura que demanda grandes áreas e as plantas adultas atingem tamanhos relevantes, o uso de irrigação era pouco utilizado. Além do alto custo de sua implantação e manutenção.

Mas com o avanço das áreas plantadas e a irregularidade climática dos últimos anos, muitos citricultores têm aderido a irrigação de seus pomares. As plantas de citros demandam uma frequência alta de água ao longo de sua vida e, caso tenha alguma escassez, sofrem com esse estresse hídrico.

Uma planta de citros quando bem irrigada, inclusive em alguns estágios importantes como a frutificação, há um aumento em sua produtividade e melhoria na qualidade, uniformidade e tamanho dos frutos. Também, quando há uma irrigação controlada e planejada, é possível potencializar o uso de fertilizantes, pois haverá menos desperdício e maior controle na aplicação feita por planta.

Converse com seu agrônomo e entenda os benefícios da irrigação na citricultura. Ele vai lhe ajudar a montar um projeto de irrigação e estudar a viabilidade em seu pomar.



× Whatsapp